Ballet
A história do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro começa em 1927, quando a bailarina Maria
Olenewa funda a primeira escola de dança do Brasil sediada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Olenewa, integrante da Companhia de Bailados de Leonide Massine que lecionara na Escola de Danças do Teatro
Colón de Buenos Aires e dançara no Brasil em 1921, fixou residência no Rio de Janeiro. Animada com as aulas
particulares de ballet que ministrava na cidade, toma a corajosa iniciativa, e inaugura a Escola de Dança do Brasil,
dando início à formação de bailarinos para integrar um futuro Corpo de Baile.
Inicialmente, Corpo de Baile e Escola de Dança se fundiam numa única estrutura na apresentação de espetáculos, até
que em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile com a separação definitiva entre escola e companhia
profissional.
A partir de então, o BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, hoje composto de 100 bailarinos
dedicados em tempo integral ao seu trabalho, vem cultivando ao longo de sua existência a tradição na excelência de
seu repertório, na escolha de grandes nomes para sua direção, e de contar com coreógrafos e bailarinos de prestígio
internacional.
Em 1937 sob a direção de Olenewa estreou a Primeira Temporada Nacional de Bailados. De 1939 à 1943 o Ballet do
Theatro Municipal foi dirigido por Vaslav Velchek. Igor Schwezoff dirigiria a brilhante Temporada de 1945. De 1950 a
1957, a bailarina e coreógrafa Tatiana Leskova ocupou a direção do Corpo de Baile, onde criou e remontou grandes
balés dos quais participavam expoentes internacionais da dança.
Eugenia Feodorova estreou no Theatro Municipal em 1958 como Maitre de Ballet e coreógrafa e montou pela primeira
vez na América do Sul, O Lago dos Cisnes completo. Nos anos 60 William Dollar sucede Feodorova. Em 1963, Helba
Nogueira estréia à frente do Corpo de Baile, e ainda em 63 Vaslav Veltecheck, que seria um dos maiores
incentivadores da dança no país, retorna à direção do Corpo de Baile. Dalal Achcar, diretora do Corpo de Baile em
1968, convida o coreógrafo Norman Thonson para a remontagem de Cinderela, de Prokofieff.
A década de 70 foi de grandes realizações. Dennis Gray cria Prometeu, com música de Beethoven, em 1973 George
Skibine, coreógrafo convidado, monta Daphnis e Chloé, O Pássaro de Fogo e Les Noces de Stravinsky. Oscar Araiz em
1974 faz uma montagem moderna e muito pessoal de Romeu e Julieta de Prokofieff.
Tatiana Leskova e George Garcia foram convidados para dar início a um trabalho de reformulação do Corpo de Baile,
que em 1977 passa a chamar-se Ballet do Theatro Municipal. Nos anos 80 voltam ao Ballet as grandes montagens.
Com Dalal Achcar novamente na direção da Companhia, são encenadas suas coreografias para Floresta Amazônica, de
Villa-Lobos, O Quebra-Nozes, Don Quixote, La Fille Mal Gardée de Alexander Grand e ainda Giselle de Peter Wright.
Em 1987, quando Tatiana Leskova volta a dirigir a Companhia, o Theatro Municipal assume o status de Fundação.
Dalal Achcar preside-a em 1991, e o B.T.M. teve como diretores a bailarina Nora Esteves e Dennis Gray.
Em 1995, Emilio Kalil assumiu a Presidência da Fundação e convidou Jean-Yves Lormeau para ser Coordenador
Artístico do Ballet. Neste período o BTM recebeu como professores convidados David Allen, George Garcia, Gilbert
Mayer, Jacques Namont, Jaroslav Slavick, Nanon Thibon, Aldo Lotufo, Consuelo Rios, Dora Lipka, Eugenia Feodorova,
Eric Valdo, Ileana Lastres, Márcia Haydée, Tatiana Leskova,
Alphonse Poulin, Emílio Martins, Miriam Guimarâes, Olivier Pardina, Piotr Nardelli, Rosália Verlangieri, Ricardo Nunes e
Yelê Bittencourt.
De 1995 a 1998 ballets de coreógrafos de prestígio foram remontados: Napoli/Tarantelle e Konservatoriet de
Bournonville, Suite en Blanc de Lifar, L’Après-Midi d’un Faune e A Sagração da Primavera de Nijinski, Les Noces de
Nijinska, Prelúdios de Pederneiras, La Valse de R. Moreira, Resta Um de Lia Rodrigues, Cardinal de Dalal Achcar,
Contra-Ataque de Regina Miranda, Paixão de Deborah Colker, Serenade de Balanchine, Grand Pas Classic de Gsovsky,
Paquita de Petipa , La Sylphide de Lacotte, O Lago dos Cisnes versão de J.Y. Lormeau, Divertimento Nº 15 de
Balanchine, Jeunehomme de Scholz, Concerto K 622 de Lubovitch, Magnificat de Araiz, Tempo de Tango de Arrieta,
Larmes Blanches de Preljocaj, Les Présages de Massine, Daphnis et Chloé de Skibine e A Bela Adormecida versão de
J.Y. Lormeau.
Em 1999 Dalal Achcar assume pela segunda vez a Presidência da Fundação e traz para coordenar o BTM Gustavo
Mollajoli, ex-primeiro bailarino e ex-diretor do Ballet Estável do Teatro Colón de Buenos Aires. Para a temporada deste
ano o BTM apresentou os ballets: O Circo dos Animais, Giselle, Coppélia, O Quebra-Nozes e mais um programa misto
com obras de Ivonice Satie, Deborah Colker, Dalal Achcar e Oscar Araiz. Em 2000 a Companhia apresentou A Floresta
Amazônica (Dalal Achcar), La Bayadère versão completa de Makarowa, um Programa Contemporâneo com obras de
Vicente Nebrada, Uwe Scholz, Ismael Ivo e Márcia Haydée entre outros, e O Morcego, ópera ballet com coreografia de
Dalal Achcar.
Em 2001, nas comemorações do centenário de Verdi a Cia dançou As Quatro Estações de Mollajoli; A Megera Domada
de Cranko; 3X América, com obras de Mollajoli, Martha Grahan, David Parsons; O Lago dos Cisnes de Makarova e O
Quebra-Nozes de Dalal Achcar. Em 2002 tivemos as temporadas: Romeu e Julieta de Vasiliev com regência de
Rostropovitch, Coppelia de Henrique Martinez e no final do ano, um programa misto - Os Grandes Ballets de
Tchaikovsky.
Em 2003, assume a Presidência da Fundação a Professora Helena Severo que convida para dirigir o BTM - Richard
Cragun, e além de Giselle, e O Lago dos Cisnes, encenamos também os ballets Onegin de Tchaikovsky e La Fille Mal
Gardée, além de produções como: 7ª Sinfonia de Bethoven (Uwe Scholz) e Voluntaries (Glen Tetley).
Em 2005, Fauzi Mansur, ex-bailarino do BTM, é convidado para dirigir a CIA e encena os ballets La Fille Mal Gardée, A
Bela Adormecida e o ballet “A Criação” de Uwe Scholz e música de Haydn. Em 2006, Sérgio Marshall assume
interinamente o posto de coordenador artístico e reapresenta o ballet A Criação.
Marcelo Misailidis, primeiro bailarino da Cia, sucede Marshall ainda em 2006 e apresenta Coppélia, Onegin, uma nova
versão de “O Lago dos Cisnes” e produz o primeiro workshop da Cia, onde são exibidos numa gala seis ballets com
criações dos próprios bailarinos. Em 2007 tivemos a reapresentação de “O Lago dos Cisnes”, uma temporada com
Coreógrafos Brasileiros, viagens pelas capitais do país e “O Quebra-Nozes” para encerrar o ano. Em 2008 o BTM
reapresentou os ballets “Giselle” e “Coppélia, apresentou o ballet “O Lago dos Cisnes” no Festival de Joinville com
grande sucesso de público e de crítica” e o ballet “Um Conto de Natal” para encerrar o ano.
Em 2009, Hélio Bejani, ex-bailarino do BTM, assume a Direção Artística e viaja com a Cia em tournée pelo Brasil,
durante as obras do Aniversário de Cem Anos de nosso Theatro. Em 2010 apresentamos dois ballets de Roland Petit –
“Carmen” e “L’Arlésienne”, uma temporada Contemporânea com ballets de David Parsons, “Don Quixote” e “O
Quebra-Nozes” de Dalal Achcar. Em 2011 o BTM reapresentou “Carmen” e “L’Arlésienne”, “Romeu e Julieta” e “O
Quebra-Nozes”. Em 2012 teremos “A Criação” de Uwe Scholz, “Onegin” de John Cranko e como tradição de Natal, “O
Quebra-Nozes” de Dalal Achcar.
Diretor do BTM
Sergio Lobato
Maître Convidado
Eric Frederic
Professores
César Lima, Manoel Francisco.
Ensaiadores
Celeste Lima, Sônia Villela, Paulo Arguelles, Silvia Barroso, Vilma Rocha, João Wlamir.
Primeiros Bailarinos
Ana Botafogo, Aurea Hammerli, Cecilia Kerche, Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Nora Esteves, Francisco Timbó, Paulo
Rodrigues***.
Primeiros Solistas
Ana Luiza Teixeira, Deborah Ribeiro, Karen Mesquita*, Karina Dias, Márcia Faggioni, Priscila Albuquerque, Priscilla
Mota, Renata Tubarão, Cícero Gomes, Edifranc Alves, Filipe Moreira, Joseny Coutinho, Moacir Emanoel*, Renê
Salazar**, Rodrigo Negri.
Segundos Solistas
Élida Brum, Juliana Valadão*, Melissa Oliveira**, Rachel Ribeiro, Vanessa Pedro, Viviane Barreto, Anderson Dionísio,
Carlos Cabral, Ivan Franco, José Moura**, Luizcarlos Cavalcanti, Mateus Dutra, Murilo Gabriel*, Paulo Ricardo**,
Ronaldo Martins, Santiago Júnior, Sérgio Landim*,Wellington Gomes
Bailarinos
Alessandra do Vale*, Aloani Bastos*, Adriana Duarte, Ana Luiza Teixeira, Ana Paula Siciliano**, Barbara Lima, Bettina
Dalcanale**,Bianca Lyne**, Carla Carolina*, Carolina Neves*, Cristiane Quintan**, Cristina Costa***, Flávia Carlos*,
Inês Pedrosa, Isabel Torres, Karin Schlotterbeck, Laura Prochet**, Lourdes Braga, Lourdja Mesquita, Lúcia
Guimarães***,Marcella Gil, Márcia Antunes, Margheritta Tostes, Marjorie Morrison, Mônica Barbosa, Nina Farah,
Norma Pinna, PaulaMendes, Paula Passos, Regina Ribeiro, Renata Gouveia, Renata Soares*, Rita Martins, Rosinha
Pulitini, SabrinaGermann, Samantha Monteiro*, Sandra Queiroz, Sonia Villela, Sueli Fernandes, Thayara
Teixeira*,Teresa Augusta***, Tereza Cristina Ubirajara, Vilma Rocha, Zélia Íris, Antonio Gaspar, Bruno Fernandes*,
Carlo Mascheroni, Ciro De Góes*, Enéas Brandão, João Carvalho, Marcelo Misailidis, Mauro Sá Earp, Paulo Ernani***,
Paulo Muniz*, Roberto Lima, Saulo Finelon***, Sérgio Martins,Tendo Pereira*, Valmir Prado.

.jpg)

.jpg)
.jpg)
Pra que esse texto todo assim não da né bb :* , rs s2 !
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk!!!!!
ExcluirDesnecessário o Texto Ta Chris ...!!!
ResponderExcluirHahahahaha!!!! :D
Excluir